domingo, 28 de novembro de 2010

Amizade além da Vida...


    Na adoslecência quando me apaixonei por um moço de cadeira-de-rodas, quis entender melhor as pessoas cadeirantes e talvez assim tentar conquista-lo. Na verdade eu era muito imatura e sem estruturas para tanto, era insegura demais, medrosa demais, timída demais e arriscava de menos... Foi meu primeiro amor, tudo meio platônico, puro e verdadeiro. Ele sempre me tratou muito bem, sabia do meu amor, mas sabia também as condições e principalmente as dificuldades em me assumir... Acabou, e nem tinha começado direito, mas restou uma amizade, hoje raramente nos vimos, tem coisas que marcam a vida da gente.
Nessa época, eu lia muitas revistas, livros, não tinha computador mesmo, então tinha que se buscar informações por outros meios, e como sempre gostei de fazer novas amizades, lia aquela parte: "Correio da Amizade", o "Chat" hoje é mais completo, mas os anuncios também funcionavam em se tratando de namoro e novos amigos, fiz muitos.
Foi assim que conheci a Salete, de Carazinho - RS, fomos duas adolescentes cheia de sonhos a realizarem. Simpatizei com ela do íncio, eu tinha muitos correspondentes e vivia de bunda prá cima na cama escrevendo km de cartas... Com a Salete eram várias folhas, nós numerávamos cada uma prá não nos perdemos e a letra que de ínicio ficava caprichadinha, terminava num garrancho, pelo cansaço dos dedos, muitas vezes tinha dificuldade prá decifrar a letra dela, parecia de médico. Que saudades desse tempo!! A  gente acha que nunca vai passar e não aproveita mais como deveria... Eu e ela tínhamos uma sintonia incrível, quando uma estava meio deprimida, a outra sentia, ligava perguntando:" Tu estais bem?"...
Então vinham os desabafos e as palavras de conforto. Ela sempre me dizia o que eu precisava ouvir e isso me deixava leve, mais feliz. Quantas vezes me alertou sobre algo que poderia me prejudicar e eu depois descobria que ela estava certa, era um sexto-sentido aguçado, que me impressionava. Mas, isso ocorria de ambos os lados, era como se eu visse antes de acontecer a ela, bastava me contar a situação e eu também mostrava um rumo... Amizade verdadeira, sincera, não tínhamos segredos, mesmo distantes participávamos uma da vida da outra... Amores, medos, frustrações, felicidades, aprendizados, experiências, tudo era uma troca e "crescemos" juntas... A primeira vez que veio me visitar, não lembro depois de quanto tempo de  amziade, acho que uns 5 anos, moravámos mais de 800 km longe e ela veio com irmãos, primos e amigos, 3 carros buzinando e anunciando que finalmente íamos dar aquele abraço fraterno. Era carnaval e dia do meu aniversário, 3 de março, fizeram uma surpresa, enfeitaram a casa, me paparicaram, inesquecível. Salete, era como se já a conhecesse há muito mais tempo do que 5 ou 6 anos, como ela dizia: "Deve ser de outras vidas..." Veio me visitar umas 4 vezes e eu fui lá apenas 2 lá vê-la... Passamos a virada do ano 2000, foi muito bom, a família é tradicional gaucha, fomos recebidos com muito carinho e era como se fossemos todos da mesma família... Não esqueço o macarrão caseiro da D. Hildegar, mãe dela, uma delícia...
Tínhamos também algumas coincidências, signo de peixes, Salete de 7 de março, uma irtmã de nome Vera e a Fátima também mais uma irmã dela...
        Essa amizade superou distância e venceu o tempo, mais de 30 anos e chegamos a era da informática, aprendemos a usar essa máquina e nos víamos pela web-cam, já não erámos mais meninas e sim mulheres adultas, cada uma com sua visão da vida, mas sempre respeitamos a opinião da outra e nunca deixamos de nos "consultar" em alguma dúvida... Salete era forte, autentica, verdadeira, ela tinha uma luz, uma garra e sempre uma palavra a quem precisava... Quando descobriu que estava com cancêr e me transmitiu a triste notícia, eu fiquei sem chão, não soube como lidar ou o  que dizer e poderia ter ido visita-la, mas não fiz, não sei se meu coração aguentaria e ela mesma disse que seria um rio de lágrimas... Acabamos chegando a conclusão que isso não faria bem às duas e minha ultima conversa com ela foi nessa telinha, ligamos a cam e choramos muito, depois relembramos os velhos tempos, rimos e ela com olhar e aspecto cansado sabia tanto quanto eu que seria a ultima vez nessa terra que estaríamos nos vendo... A gente sempre se perguntava, quem iria primeiro? Quem ficaria viuva dessa amizade? Ela se foi em 21 de Março de 2008, eu fiquei, mas tudo que ela me deixou, que contruiu comigo, permanece... Me emociono quando lembro, quando penso na minha amiga e ela sempre estará no meu coração enqauanto bater. Deixou um depoimento no meu Orkut, que guardo cada palavra, não como apenas uma despedida, mas como uma amizade que a morte não levou.... Tive 3 sonhos com ela, dissemos que assim nos comunicaríamos, não foram sonhos ruins, em todos ela ainda não estava feliz, parecia meio deslocada em um lugar com muitas pessoas desconehcidas, que chamavam de "família"....
Saudades AMIGA, muitas, como disse tua irmã Fátima, deixastes um enorme vazio, e que eu digo, preenchido pelas boas lembranças que temos de ti... Tudo que vivemos nesse mundo só acrescentou mais na minha vida, contigo também aprendi muito e pessoas que amamos não morrem, realmente vão antes de nós... Uma amizade igual a nossa o tempo não apaga e continua além da Vida...
Muita Luz....

Nenhum comentário:

Postar um comentário